Grupo de Pesquisa em Física de Atmosfera e Clima.


 

Grupo de Pesquisa em Física de Atmosfera e Clima (APCLING) foi formado
em junho 2009 com sede em Curitiba, Paraná, Brasil.
Grupo APCLING desenvolve parametrizações novas de processos físicos e metodos de avaliação dos modelos climáticos oferecendo os produtos de desenvolvimento para a comunidade cientifico e de engenharia. Fazemos tambem todos calculações necesarios para avaliar os recursos de energia Eólica e Solar no citio escolhido.

Pesquisa

Tecnologia

  • Instalação e ajustamento dos modelos regionais (ETA CCS, REGCM, ARPS) e global (CESM).
  • A preparação de interface entre um modelo regional e qualquer modelo global.
  • Avaliação de consisténcia entre um modelo regional e o modelo global que alimenta dele.
  • Instalação dos códigos modernos de transferência de radiação solar e de onda longa: CLIRAD-SW-M,CLIRAD(FC05)-SW, CLIRAD-LW. Incorporação de varios tipos de aerossóis e nuvens nos códigos de transferência de radiação.

Avaliação de recursos de Energia Eólica e Solar

  • Calculação de ciclo diario de radiacao solar no topo da atmosfera para o sitio escolhido.
  • Derivação de função de transmissão de radiação solar de dados de satélite para o sítio escolhido. Avaliação de impacto de absorção gasosa e espalhamento por partículas de aerossóis e nuvens.
  • Calculação dos fluxos médios (diurnos e mensais) de radiação solar na superfície para o sítio escolhido usando a função de transmissão atmosférica derivada de dados de satélite.
  • Calculação de velocidade de vento medio (diurno e mensal) no sítio escolhido usando os dados meteorológicos recolhidos nas estacoçõs da mesma região. Desenvolvimento de modelos numéricos de fluxos de vento sobre terrenos complexos. Estatística climatológica de velocidade de vento.
  • Derivação de perfil de vento ate 200 m de altura de medidas de "sodar".
  • Preparação de mapas detalhadas de velocidade de vento para as regiões com grande potencial de energia eólica.
  • Preparação de mapas de velocidade de vento e de fluxos de radição solar usando as rodadas dos modelos regionais climáticos (Eta CCS, WRF, ARPS). Comparações com os dados observacionais. Previsão de força de vento e de fluxo de radiação solar chegando na superfície usando modelos regionais.

Início


 


 

Notícias

[May.2011] Adiciona novos links para os publicacoes.
[July.2011] Vercao nova do site. [Março.2013] CLIRAD(FC05)-SW codigo colocado






 

Convidamos para cooperação


Estamos interessados em colaboração com pesquisadores e equipes de pesquisa, bem como com as organizações e pessoas que pretendem utilizar em suas atividades, os resultados de "downscaling" climático e análise do clima regional e/ou outros produtos desenvolvidos por nos. Também convidamos para cooperação os pesquisadores que têm interesses em qualquer área que está dentro do nosso campo de interesse.

Grupo de Pesquisa em Física de Atmosfera e Clima, Curitiba, PR, Brasil